No sábado (05/12) aconteceu a aula inaugural do curso de Especialização "Educação, Pobreza e Desigualdade Social" - EPDS - coordenado pela UFES/SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) na Escola de Ensino Médio "Renato Pacheco" (Jardim Camburi) para um público de 500 cursistas, aprovados via Edital, para 10 Polos UAB do nosso estado.
Dentre os objetivos da referida Especialização, está o conhecimento teórico a fim de compreender numa perspectiva de reflexão/pesquisa/intervenção o contexto dos estudantes, em sua grande maioria, participantes do Programa Federal Bolsa Família.
Apesar de todo calor daquela manhã, o público foi recepcionado com a bela voz e domínio instrumental de acadêmicos do curso de Música da UFES.
Para qualificar as reflexões iniciais sobre os objetivos que serão tratados ao longo dos 18 meses de formação, a Conferência de Abertura foi ministrada pela Profª Drª Silvia Cristina Yannoulas - Profª Adjunta Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (SER/UnB).
À tarde, os cursistas tiveram a oportunidade de reunirem-se com o grupo de profissionais dos específicos Polos UAB a fim de dialogarem com os Tutores que atuarão na função Presencial e a Distancia, bem como, com os Coordenadores de Polo.O Polo Vitória receberá 130 cursitas.
Dentre os cursistas aprovados, os profissionais que atuam na educação pública representam grande número, todavia, advogados, assistentes sociais, teólogos, psicólogos, profissionais que atuam no sistema prisional, dentre outros, demonstram o "leque" de vivências que retratam nosso país.
Algo que é de comum acordo aos cursistas: "Não é possível continuar a afirmar que a pobreza/desigualdade social são naturais!"
Bons estudos, significativos processos de pesquisa/intervenção!
Equipe Polo UAB VItória
Alguns registros...