A formação continuada produz um sentido maior que a certificação acadêmica à medida que o cursista ressignifica seu fazer profissional qualitativamente!
Tal opção faz parte da ação metodológica da cursista Alessandra Ghidetti Pereira Torres, professora da EMEF "Lenir Borlot" (PMV) no bairro São Pedro, referente ao curso de Especialização Mídias na Educação, sob orientação da Tutora presencial Simone Smiderle.
Segue o relato da referida professora-pesquisadora:
"TRABALHO DE CONCLUSÃO DE PÓS
GRADUAÇÃO EM MÍDIAS EDUCACIONAIS(CEAD/UAB - UFOP)-
LIVRO DIGITAL PARA CRIANÇAS.
A pesquisa que teve como título “O USO DA
INTERNET POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO POTENCIALIZADO PELA PRODUÇÃO DE UM E-BOOK SOBRE OS PRÓS E CONTRAS DA REDE”,
foi realizada em uma
turma de 1º ano do ensino fundamental I, na Escola Municipal de Vitória
“Lenir Borlot”, localizada no bairro São Pedro. Sob o objetivo de contribuir para que o uso da internet por crianças
aconteça de forma segura e não só para entretenimento, mas para desenvolvimento
escolar, através da literatura infantil, do diálogo sobre os prós e contras da
rede para a vida social e escolar e da publicação de textos e ilustrações em um
e-book desenvolvendo um processo de alfabetização discursivo. Como
método de trabalho, foi utilizada a pesquisa-ação, na qual, a professora atuou
como mediadora e proponente das ações interventoras do processo de
ensino-aprendizagem, viabilizando um diálogo entre os conhecimentos prévios que
as crianças traziam e a mediação qualificada para aprofundar questões do uso da
rede de forma consciente e responsável. Para tanto, foram estudados com os
alunos, livros de literatura infantil, vídeos e informações sobre segurança e
uso da internet, também foi realizada uma aula dialogada junto com seus
responsáveis e aplicados formulários de avaliação. Foram realizados
questionários com a equipe pedagógica da escola sobre o desenvolvimento do
projeto e aos alunos da turma de forma digital através do Google formulários. A
partir dessas ações foi possível confirmar que o diálogo com alunos, a temática
partindo do universo infantil e a mediação qualificada é fundamental para se
garantir que um processo de alfabetização com textos, ocorra de forma
discursiva. A participação da família ajudou a sensibilizar e mobilizar os
alunos para o bom uso da internet. E através dos registros dos responsáveis e
da equipe pedagógica o assunto despertou a necessidade de se discutido de forma
constante no ambiente escolar e nas famílias como forma preventiva aos riscos
que o uso inadequado da rede pode trazer para crianças. O e-book recebeu o
título “De criança digital para criança legal” e foi publicado no blog da
escola e está sendo compartilhado em toda a rede de internet. Entendemos que
com uma abordagem dialógica em que alunos, escola e família atuem de forma
coletiva, construiremos uma escola que caminhe junto com a sociedade digital de
hoje rumos a um mundo melhor para todos."
Maiores informações:
Equipe Polo UAB Vitóri@