Fotos

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

UFOP/MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: PROFESSORA DA PMV POTENCIALIZA O USO DAS TIC

A formação continuada produz um sentido maior que a certificação acadêmica à medida que o cursista ressignifica seu fazer profissional qualitativamente!

Tal opção faz parte da ação metodológica da cursista Alessandra Ghidetti Pereira Torres, professora da EMEF "Lenir Borlot" (PMV) no bairro São Pedro, referente ao curso de Especialização Mídias na Educação, sob orientação da Tutora presencial Simone Smiderle.

Segue o relato da referida professora-pesquisadora:

"TRABALHO DE CONCLUSÃO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS EDUCACIONAIS(CEAD/UAB - UFOP)- LIVRO DIGITAL PARA CRIANÇAS.

A pesquisa que teve como título “O USO DA INTERNET POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO POTENCIALIZADO PELA PRODUÇÃO DE UM E-BOOK SOBRE OS PRÓS E CONTRAS DA REDE”,  foi realizada em uma turma de 1º ano do ensino fundamental I, na Escola Municipal de Vitória “Lenir Borlot”, localizada no bairro São Pedro.  Sob o objetivo  de contribuir para que o uso da internet por crianças aconteça de forma segura e não só para entretenimento, mas para desenvolvimento escolar, através da literatura infantil, do diálogo sobre os prós e contras da rede para a vida social e escolar e da publicação de textos e ilustrações em um e-book desenvolvendo um processo de alfabetização discursivo. Como método de trabalho, foi utilizada a pesquisa-ação, na qual, a professora atuou como mediadora e proponente das ações interventoras do processo de ensino-aprendizagem, viabilizando um diálogo entre os conhecimentos prévios que as crianças traziam e a mediação qualificada para aprofundar questões do uso da rede de forma consciente e responsável. Para tanto, foram estudados com os alunos, livros de literatura infantil, vídeos e informações sobre segurança e uso da internet, também foi realizada uma aula dialogada junto com seus responsáveis e aplicados formulários de avaliação. Foram realizados questionários com a equipe pedagógica da escola sobre o desenvolvimento do projeto e aos alunos da turma de forma digital através do Google formulários. A partir dessas ações foi possível confirmar que o diálogo com alunos, a temática partindo do universo infantil e a mediação qualificada é fundamental para se garantir que um processo de alfabetização com textos, ocorra de forma discursiva. A participação da família ajudou a sensibilizar e mobilizar os alunos para o bom uso da internet. E através dos registros dos responsáveis e da equipe pedagógica o assunto despertou a necessidade de se discutido de forma constante no ambiente escolar e nas famílias como forma preventiva aos riscos que o uso inadequado da rede pode trazer para crianças. O e-book recebeu o título “De criança digital para criança legal” e foi publicado no blog da escola e está sendo compartilhado em toda a rede de internet. Entendemos que com uma abordagem dialógica em que alunos, escola e família atuem de forma coletiva, construiremos uma escola que caminhe junto com a sociedade digital de hoje rumos a um mundo melhor para todos." 

 Maiores informações:



http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/estudantes-de-sao-pedro-lancam-livro-digital-sobre-o-uso-consciente-da-internet-29939

Equipe Polo UAB Vitóri@