Nos dias 05/12 (quarta-feira) e 06/12 (quinta-feira), a turma do curso Complementação Pedagógica - 2018/1 (IFES), promoveu a socialização dos conteúdos apreendidos por meio de Seminário Interdisciplinar, sob a coordenação das
Tutoras Presenciais Lana Cristina de Almeida da Silva e Rosely Maria Aparecida Machado.
Objetivando a discussão, análise, compreensão e reflexão sobre a educação na
contemporaneidade, as temáticas abordadas pelos cursistas, de acordo com as disciplinas estudadas, foram:
Psicologia da Educação:
- Processo de Ensino e Aprendizagem (concepções, indissociabilidade entre elas e as políticas educacionais vigentes, entre outras);
- Produção do Fracasso Escolar (discussão e análise sobre o tema, na busca de uma prática educativa mais crítica e emancipadora);
- Medicalização da Educação (debate acerca da naturalização dos aspectos biológicos e psíquicos, em detrimento das dimensões políticas e coletivas que consolidam o fazer educativo).
- Processo de Ensino e Aprendizagem (concepções, indissociabilidade entre elas e as políticas educacionais vigentes, entre outras);
- Produção do Fracasso Escolar (discussão e análise sobre o tema, na busca de uma prática educativa mais crítica e emancipadora);
- Medicalização da Educação (debate acerca da naturalização dos aspectos biológicos e psíquicos, em detrimento das dimensões políticas e coletivas que consolidam o fazer educativo).
Libras:
- Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil (discussão acerca da educação bilíngue, Libras/Português, na educação de surdos em uma perspectiva inclusiva, além de problematizar sobre os aspectos legais e os direitos linguísticos e educacionais dos surdos no Brasil).
Educação Especial:
- Direitos Humanos, Cidadania e Educação Inclusiva (análise e problematização sobre a relação da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, com os direitos humanos e o exercício da cidadania).
Diversidade e Educação:
- Práticas pedagógicas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (problematização acerca da influência na concepção de práticas
pedagógicas no/do cotidiano escolar pelo conceito de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva).
- Bullying (apresentação e caracterização do bullying e discussão do papel da escola e do educador para eliminação do problema apesar de etnia/cultura, classe social, gênero e ou necessidades especiais e de aprendizagem dos alunos).
Seguem alguns registros: