Fotos

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

UAB/UnAC IFES: 2ª SEMANA EaD - (25/09 A 28/09) - SEMANA DE TRABALHO COLETIVO QUE DISCUTE OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Comunidade EaD da UAB e UnAC,

Olá!

Aprender, repensar contextos e, sobretudo, ser audaciosos acerca das proposições que se configuram em práticas exitosas, constituem o legado da educação pública na modalidade EaD Semipresencial do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Sistema Universidade Aberta Capixaba (UnAC). Trata-se, sem dúvidas, de uma oportunidade ímpar junto aos interlocutores dos 29 Polos UAB/UnAC.

Com base nos pressupostos que referendam as responsabilidades coletivizadas, realiza-se no período de 25/09 a 28/09 a 2ª Semana da EaD no IFES e o Encontro de Coordenadores de Polo UAB/UnAC e Coordenadores de Curso no CEFOR (Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância) do IFES (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo).

O evento garantiu discussões acerca das últimas decisões da Gestão Governo Federal Capes) acerca da ampliação do número de vagas, sobretudo, para os cursos de graduação a partir de 2024, bem como, fomentos para ampliar a adequação às diretrizes nacionais, às demandas sociais (o direito cidadão de acesso e permanência nos cursos) e às inovações tecnológicas. 

Para elucidar acerca das inovações tecnológicas digitais e as demandas para o uso de metodologias ativas nos territórios acadêmicos, o Prof. Dr. Luis Ottoni Meireles Ribeiro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) elucidou acerca da presença da Inteligência Artificial (IA) no contexto acadêmico - docente e discente.

No Encontro do Colegiado FECOUAB (Fórum de Coordenadores de Polo UAB/UnAC) a ênfase ao trabalho consolidado de parceria e valorização junto aos gestores municipais, garantia da manutenção de equipamentos físico e tecnológicos, bem como, da equipe de profissionais competentes a fim de atender qualitativamente o espaço de formação pública foi ponto de pauta.


Trabalhadores da/na educação pública, a voz no coletivo qualifica o processo de direitos!

Equipe Polo UAB/UnAC Vitóri@