Fotos

terça-feira, 14 de maio de 2024

SECTI/UnAC: ENCONTRO DO SECRETÁRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM OS 30 COORDENADORES DE POLO UAB/UnAC, 13/05 NO HUB

 Prezada Comunidade da EaD - UAB/UnAC Semipresencial,

Saudações!

Os 30 Coordenadores de Polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Universidade Aberta Capixaba(UnAC) - Colegiado FECOUAB (Fórum de Coordenadores de Polo UAB/ES), foram recepcionados no auditório do HUB (espaço público multidisciplinar voltado à economia criativa e inovação), na 2ª feira (13/05) para um diálogo junto ao Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI) - Sr. Bruno Lamas.

A pauta do encontro justificou-se enquanto avaliação dos 2 anos de UnAC, demandas e expectativas que referendam a configuração organizacional e pedagógica dos espaços públicos que representam as IPES (Instituição Pública Superior) em território capixaba, bem como o papel da Coordenação de Polo, sobretudo pautado no princípio da equidade e uma escuta ativa acerca dos fomentos que a SECTI disponibiliza à UnAC  para ampliação de cursos e vagas.

Certamente, trata-se de um momento ímpar que  visa ampliar olhares e ressignificar o legado da educação superior na modalidade a distância (EaD) no/do século XXI em suas diferentes performances e desafios.

Para elucidar acerca do que o diálogo potencializa entre os sujeitos, recorremos ao educador que referencia o nosso trabalho coletivo, no fragmento do texto de   Targelia de Souza Albuquerque (Ed. Construir, Ed. 117,  2021, USP/SP):

“Não há palavra verdadeira que não seja práxis” (FREIRE, 1987, p. 77). O verbalismo sem sua correspondência na luta, na práxis revolucionária, é feito de palavras ocas, vazias. Não se pode esperar que estas resultem em compromissos com a transformação e a liberdade. Não há denúncia verdadeira sem compromisso com a transformação, com a superação das relações opressoras, sem o fortalecimento da fé, do amor e da esperança. Por essa razão, não existe o diálogo sem a problematização do mundo, dos sujeitos no mundo e da construção de estratégias libertadoras, emancipatórias. É necessário se romper com a esquizofrenia histórica de que homens e mulheres precisam “sentar para dialogar” no sentido de neutralizar ou mascarar conflitos e situações opressoras. Dialogar desvela, explicita diferenças, divergências e abre espaços para análises contextualizadas, para além de personalismos, doutrinação ou doação e concessões. A crítica e criação de mãos dadas com a ética são a energia existencial das relações dialógicas."


Equipe Polo UAB/UnAC Vitóri@










Espero que esteja bem. Encaminhamos convite abaixo para uma reunião com o Secretário de Estado, Sr. Bruno Lamas. A reunião está agendada para o dia 13 de maio de 2024, e será realizada auditório térreo do HUB.

 

Para organizarmos melhor o encontro, solicitamos que confirme sua presença até 30 de abril de 2024, para que possamos garantir sua participação e organizar todos os detalhes deste encontro.