O curso de Especialização "Educação, Pobreza e Desigualdade Social" - EPDS ofertado pela SEAD/UFES/CE, iniciou o Módulo IV: Pobreza e Currículo: uma complexa articulação, nos encontros presenciais de 30/09 (6ª feira) à noite, com os Tutores Marcel e Elezeare.No 01/10(sábado) pela manhã, com as Tutoras Elezeare, Poliana e Tania.
O foco da discussão partiu do questionamento:
O que você entende
por currículo?
De acordo com o material de estudos/informações que os cursistas receberam no pendrive, ressaltamos um fragmento:
[...]Com frequência, ele é associado ao elenco de disciplinas a serem
ofertadas em cada série; porém, ao nos determos sobre essa discussão,
podemos afirmar que:
Se
por um lado o currículo é uma ponte entre a cultura e a sociedade
exteriores às instituições de educação, por outro ele também é uma ponte
entre a cultura dos sujeitos, entre a sociedade de hoje e a do amanhã,
entre as possibilidades de conhecer, saber se comunicar e se expressar
em contraposição ao isolamento da ignorância. (GIMENO SACRISTÁN, 2013,
p. 10)
Compreendemos que a temática suscitou indagações e contextualizações muito significativas aos cursistas que, a cada Módulo, vêm criando/delineando a produção acadêmica, monografia.
Seguem alguns registros dos dois encontros:
Equipe Polo UAB Vitória