Fotos

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

SEMANA 11/10 A 15/10: ITINERÁRIOS FORMATIVOS, 12/10 - FERIADO E 15/10 - DIA DO TRABALHADOR DA/NA EDUCAÇÃO

 Caríssima Comunidade do Blog Polo UAB Vitória,

Saudações chuvosas (ES)!!!!

Ouro líquido caindo sobre o planeta, deste modo, manifestamos a nossa gratidão a Mãe natureza!

Semana com feriado! Terça-feira(12/10), o comércio espera afoito pelos clientes da geração infantil...

Na oportunidade, refletimos: O que temos mesmo para "comemorar" acerca das crianças, num contexto de (pós)pandemia, as quais nem sempre (con)vivem no ambiente familiar de modo que a respeite/reconheça os seus direitos de sujeito-cidadã e, sobretudo, o seu direito de ser/construir a sua infância por meio de referências positivas sob a proteção e  boa orientação dos adultos??!!

Violência verbal e/ou física; erotização infantil; exploração/trabalho infantil; inversão de valores ético-estéticos; ambientes competitivos ao invés das práticas colaborativas; manifestação de críticas ao invés de incentivos por meio de diálogos que primem pela amorosidade; ausência de momentos criativos e potencializadores de manifestação acerca de como percebem o mundo adulto; miséria; ausência de políticas públicas. Certamente, estas e tantas outras manifestações/contextos que compõem o repertório das diferentes infâncias na contemporaneidade fazem parte de nossa reflexões e, sobretudo, posicionamento crítico-reflexivo. Afinal, cuidar das infâncias é  também cuidar do planeta.

Neste universo político-social acerca dos desafios em suas diferentes instâncias e contextos, reconhecemos a potência dos/nos processos formativos à medida que o acesso e a compreensão teórico-epistemológica acerca dos direitos e práticas cidadãs, a observação sensível e criteriosa dos textos e contextos e, sobretudo, os diálogos com seus coletivos a fim de criar alternativas que garantam os direitos daqueles que "estão invisíveis" no cotidiano, em diferentes territórios são imprescindíveis!

Reside aí a nossa pequena contribuição à comunidade do blog Polo UAB Vitória, espaço público este que representa a construção do conhecimento científico-cultural subsidiados pelo tripé: ensino, pesquisa e extensão das Universidades e Institutos Federais sobretudo, para aqueles(as) que consolidam práticas inclusivas, emancipatórias, no modo de ser e estar em sociedade.

Considerando o ensejo, relembramos que nesta semana também contempla-se o dia 15/10. Data  de comemoração ao Dia do(a) Trabalhador(a) da/na Educação (para além do(a) professor(a)). 

Ahhh, somos constituídos de orgulho pelos aprendizados e potências consolidadas no percurso acadêmico e profissional até aqui, somos razão e emoção à medida que reconhecemos o quanto somos capazes de ser a diferença qualitativa pelos territórios que transitamos e convivemos enquanto construtores de saberes às diferentes gerações.

Desse modo, pedimos licença para referendar e gritar BRAVO!!!! Àqueles(as) que no seu fazer profissional:

- desenvolvem as aulas/encontros dialógicos com os estudantes sob o cuidado de não ser um(a) reprodutor(a) do sistema capitalista que segrega e exclui;

- a convivência em ambientes marcados pela miserabilidade não seja objeto de naturalização/aceitação;

- constroem outros modos de garantir aos estudantes a compreensão acerca do conhecimento científico-social-cultural, respeitando o seu tempo-espaço de refletir sobre os seus aprendizados;

- que a educação inclusiva seja muito mais do que um conceito - um discurso;

- das possibilidades de boa convivência da comunidade escolar com as famílias à medida que o(a) estudante será o(a) maior beneficiado(a) nos aspectos emocional-cognitivos com desdobramentos significativos no processo ensinoaprendizagem; 

- utilizam as tecnologias digitais educacionais para ser recurso de mediação com o(a) estudante por meio de práticas que provoquem a reflexão: desafios de problemas, construtos colaborativos, levantamento de hipótes;

 - que os processos avaliativos sejam reconhecidos  enquanto habilidades e competências dos(as) estudantes a partir de suas experiências socio-culturais;

 - os planejamentos com a equipe pedagógica, formação continuada seja fórum de criação de novas estratégias pedagógicas a fim de melhor interagir com os(as) estudantes das diferentes gerações;

- o acesso e a permanência nos cursos dos Institutos Federais e Universidades Públicas não seja apenas  daqueles(as) oriundos das instituições privadas.

Enfim, Bravo!!! Bravo!!! Bravo!!!!

E neste percurso de formação, relembramos que ainda há algumas vagas para Oficinas Mooc - com  a presença do(a) Professor(a) Mediador(a) ofertadas pelo Polo UAB Vitória. Cada oficina terá a duração de 2h e a Certificação do Ifes.

Confira e garanta a sua vaga já: http://polouabvitoria.blogspot.com/

Segue a programação da semana 11/10 a 15/10:


 EDITAL

                                                       Inscrições até 15/10
                                                 Acesse: https://cutt.ly/wE0BBDk

Inscrições até 15/10

Inscrições até 15/10
Inscrições até 18/10
Inscrições até 24/11
12 vagas !
SEMINÁRIO/WEBNÁRIO
Inscrições a partir de 05/10

14/10 às 17h
FÓRUM

Inscrições a partir de outubro

14/10 às 14h

CONGRESSO

Submissão de trabalhos até 15/10

JORNADA
Inscrições até 17/10
COLÓQUIO/RODA DE CONVERSA

Inscrições até 19/10

ENCONTROS/ARENA DISCURSIVA

Inscrições até 15/10

CURSOS

Inscrições de 11/10 a 13/10

Inscrições até 15/10


Inscrições a partir de 01/10

13/10 - 19h

13/10 - 19h

14/10 - 14h
14/10 - 19h
14/10 - 19h

Equipe Polo UAB Vitóri@