Prezada Comunidade da Educação a Distância (EaD) Semipresencial,
Saudações!
Conforme já socializado com vocês, desde 2022, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), o Sistema UniversidadES promoveu a criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), a qual possibilita fomentos referente a oferta de cursos/vagas na modalidade EaD Semipresencial nos 29 Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), criada em 2009 em território federado.
Esta excelente iniciativa do Governo Estadual referenda as políticas públicas na educação superior referente ao direito de acesso e permanência dos(as) cidadãos(ãs), sobretudo, aqueles(as) que buscam conciliar as demandas de trabalho com as acadêmicas a fim de consolidar a certificação nos cursos de graduação, especialização e mestrado.
Compreendemos assim, que a EaD pública visa, garantir a "presença acadêmica superior" coordenada pelas Universidades e/ou Institutos Federais em diversos municípios distantes da Capital com vistas a ampliar o conhecimento e qualificar as profissões. Muito embora, reconheça-se que o(a) munícipe da Capital, bem como, dos territórios vizinhos, na condição de sujeito de direitos que, também é contribuinte aos encargos de impostos/subsídios, usufruirá do direito à educação superior nos Polos UAB/UnAC.
Assim, para que as responsabilidades coletivizadas se configurem junto a Capes/MEC, IPES (Instituição Pública Superior) e o Governo Municipal (PMV), finalizamos o ano de 2023 com muitas conquistas!
Por meio da Secretaria de Educação (SEME) foi possível o subsídio financeiro a fim de atender as demandas sinalizadas em Ofício na 1ª visita Técnica dos profissionais Ifes, Ufes e UnAC referentes a avaliação física/arquitetônica/manutenção e, sobretudo, da infraestrutura tecnológica nas dependências do Polo UAB/UnAC Vitória.
Com entusiasmo, recebemos da UnAC/SECTI, o Ofício N.33/2023 (30/11/23) informando-nos acerca dos cursos autorizados para o Polo UAB/UnAC Vitória, com Editais a serem divulgados em 2024/02, conforme fragmento do documento: