Seguidores

banner

banner

msg de bem vindo/ Banner rotativa

Sejam Bem-Vindos ao Blog do Polo UAB/UnAC Vitória

Banner rotativo

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

3º SEMINÁRIO FEDERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS – PARA ONDE VAI A DEMOCRACIA? O BRASIL 30 ANOS APÓS A CONSTITUIÇÃO DE 1988


O grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais estabeleceu parceria com o Grupo Espaços Deliberativos e Governança Pública do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Gegop-Clacso) para a realização do


O evento aconteceu nos dias 31/10 e 01/11, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação (IC-IV). O seminário propôs o debate acerca dos 30 anos da Constituição Brasileira, além de realizar um balanço do Estado democrático de direito, do federalismo cooperativo e da educação como direito social de cidadania.

Em um cenário de incertezas, ainda sob o efeito direto de uma crise política, institucional e econômica, o evento congregou pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para se debruçar sobre o tema proposto e pensar caminhos para um serviço público de qualidade, como direito social.

 

 
 
Os eixos temáticos, que nortearam as discussões no seminário, foram os seguintes:


SALA
EIXO 1 – Federalismo e políticas de financiamento da educação
Sala 1 – Anexo
EIXO 2 – Federalismo e gestão democrática da educação (Básica e Superior)
Auditório CE – IC-IV
EIXO 3 A – Federalismo, regime de colaboração e organização da educação básica
Sala 4 (IC-IV)
EIXO 3 B – Federalismo, regime de colaboração e organização da educação básica
Sala 5 (IC-IV)
EIXO 4 – Federalismo, políticas curriculares e de avaliação
Sala 22 (IC-IV)
EIXO 5 A - Federalismo, modalidades de ensino e práticas pedagógicas (Educação Especial, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação à distância)
Sala 23 (IC-IV)
EIXO 5 B - Federalismo, modalidades de ensino e práticas pedagógicas
Sala 24 (IC-IV)
EIXO 6 - Federalismo, democracia e disputas entre o público e o privado
Sala 28 (IC-IV)

Na tarde da quinta feira (01/11), aconteceram as Comunicações Orais, a partir das 14 horas nas salas do Centro de Educação (IC-IV).  

Dentro da temática que compunha o Eixo 5B, o Polo UAB Vitória, na pessoa de sua coordenadora Rosane M. Munõz em parceria com a Profª Nilcea Elias Rodrigues Moreira (Doutoranda-PPGE/UFES), apresentou a comunicação A ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA NA OFERTA DA UAB NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES.  

A partir da organização exigida pelo Acordo de Cooperação Técnica firmado pelo Ministério de Educação - MEC/CAPES, a Instituição de Ensino Superior (IPES) e o município, discutiu-se a oferta UAB no município de Vitória, enquanto política pública de formação dos professores da Educação Básica, bem como outros cursos.




Equipe Polo UAB Vitóri@