Querida Comunidade do Blog Polo UAB Vitória,
Saudações!!!
Muitos de nós iniciou a semana celebrando o centenário do educador (e saudoso) Paulo Freire. Aqueles(as) que tem acesso a boa conexão da internet - banda larga, por meio das tecnologias digitais, foi possível vivenciar as interlocuções com os sujeitos de diversos territórios com vistas a repensar/elucidar a relevância das práticas de empoderamento a luz dos princípios discutidos por Freire, sobretudo no contexto da pandemia Covid -19, a qual convive-se desde o final de 2019.
Para aqueles(as) que o seu cotidiano profissional e/ou acadêmico está na convivência às dores e desafios de muitos homens e mulheres da sociedade contemporânea, para além das janelas da observação, sabem acerca do quanto é indispensável aos sujeitos ações efetivas por parte da sociedade em geral, sobretudo, de políticas públicas consolidadas que primem por oportunidades igualitárias e justas à população (que sobrevivem) invisíveis.
Já é sabido a lição. Muito embora, nem sempre garantido, a saber:
- Conhecimento não pode ser de acesso e de apropriação de uma minoria e "argumentado" ser prática secular tal procedimento;
- Ensino e aprendizagem fazem parte do mesmo objetivo educacional. Todo estudante tem o direito de compreender a relevância/significado dos conceitos e temáticas escolares atrelado às suas experiências socio-culturais.
- O saber em suas múltiplas interfaces, ao ser organizado pela equipe escolar precisa garantir que a organização dos espaços-tempos das aprendizagens e suas ressignificações sejam constituídos por meio de práticas metodológicas que garantam ao estudante ser o centro desta construção cognitiva;
- Garantir práticas dialógicas entre o professor, estudante e o conhecimento possibilitará sujeitos mais propositivos, envolvidos com o seu saber e, certamente, mais crítico ao avaliar os contextos sociais.
Enfim, que a amorosidade subsidiada pelos pressupostos pedagógicos que deseja-se consolidar com as diferentes gerações de estudantes, nos contextos escolares que extrapolem o ambiente físico, possibilite aos(as) educadores (as), ainda mais, ser o(a) mediador(a)/provocador(a) de novos saberes.
Neste universo potente de aprender - ensinar - aprender com o outro, de outro modo, seguem algumas possibilidades/oportunidades:
EDITAL
FORMAÇÃO
JORNADA
ENCONTROS/ARENA DISCURSIVA
CURSOS
20/09 - 18h
Acesse: https://cutt.ly/WEdOy5h
21/09 - 16h
Acesse: https://cutt.ly/gEdGN0j
21/09 - 17h
Acesse: https://cutt.ly/JQx1kaA
22/09 - 16h
Acesse: https://cutt.ly/mEuAojg