Caríssima Comunidade do Blog Polo UAB Vitória,
Saudações chuvosas (ES)!!!!
Ouro líquido caindo sobre o planeta, deste modo, manifestamos a nossa gratidão a Mãe natureza!
Semana com feriado! Terça-feira(12/10), o comércio espera afoito pelos clientes da geração infantil...
Na oportunidade, refletimos: O que temos mesmo para "comemorar" acerca das crianças, num contexto de (pós)pandemia, as quais nem sempre (con)vivem no ambiente familiar de modo que a respeite/reconheça os seus direitos de sujeito-cidadã e, sobretudo, o seu direito de ser/construir a sua infância por meio de referências positivas sob a proteção e boa orientação dos adultos??!!
Violência verbal e/ou física; erotização infantil; exploração/trabalho infantil; inversão de valores ético-estéticos; ambientes competitivos ao invés das práticas colaborativas; manifestação de críticas ao invés de incentivos por meio de diálogos que primem pela amorosidade; ausência de momentos criativos e potencializadores de manifestação acerca de como percebem o mundo adulto; miséria; ausência de políticas públicas. Certamente, estas e tantas outras manifestações/contextos que compõem o repertório das diferentes infâncias na contemporaneidade fazem parte de nossa reflexões e, sobretudo, posicionamento crítico-reflexivo. Afinal, cuidar das infâncias é também cuidar do planeta.
Neste universo político-social acerca dos desafios em suas diferentes instâncias e contextos, reconhecemos a potência dos/nos processos formativos à medida que o acesso e a compreensão teórico-epistemológica acerca dos direitos e práticas cidadãs, a observação sensível e criteriosa dos textos e contextos e, sobretudo, os diálogos com seus coletivos a fim de criar alternativas que garantam os direitos daqueles que "estão invisíveis" no cotidiano, em diferentes territórios são imprescindíveis!
Reside aí a nossa pequena contribuição à comunidade do blog Polo UAB Vitória, espaço público este que representa a construção do conhecimento científico-cultural subsidiados pelo tripé: ensino, pesquisa e extensão das Universidades e Institutos Federais sobretudo, para aqueles(as) que consolidam práticas inclusivas, emancipatórias, no modo de ser e estar em sociedade.
Considerando o ensejo, relembramos que nesta semana também contempla-se o dia 15/10. Data de comemoração ao Dia do(a) Trabalhador(a) da/na Educação (para além do(a) professor(a)).
Ahhh, somos constituídos de orgulho pelos aprendizados e potências consolidadas no percurso acadêmico e profissional até aqui, somos razão e emoção à medida que reconhecemos o quanto somos capazes de ser a diferença qualitativa pelos territórios que transitamos e convivemos enquanto construtores de saberes às diferentes gerações.
Desse modo, pedimos licença para referendar e gritar BRAVO!!!! Àqueles(as) que no seu fazer profissional:
- desenvolvem as aulas/encontros dialógicos com os estudantes sob o cuidado de não ser um(a) reprodutor(a) do sistema capitalista que segrega e exclui;
- a convivência em ambientes marcados pela miserabilidade não seja objeto de naturalização/aceitação;
- constroem outros modos de garantir aos estudantes a compreensão acerca do conhecimento científico-social-cultural, respeitando o seu tempo-espaço de refletir sobre os seus aprendizados;
- que a educação inclusiva seja muito mais do que um conceito - um discurso;
- das possibilidades de boa convivência da comunidade escolar com as famílias à medida que o(a) estudante será o(a) maior beneficiado(a) nos aspectos emocional-cognitivos com desdobramentos significativos no processo ensinoaprendizagem;
- utilizam as tecnologias digitais educacionais para ser recurso de mediação com o(a) estudante por meio de práticas que provoquem a reflexão: desafios de problemas, construtos colaborativos, levantamento de hipótes;
- que os processos avaliativos sejam reconhecidos enquanto habilidades e competências dos(as) estudantes a partir de suas experiências socio-culturais;
- os planejamentos com a equipe pedagógica, formação continuada seja fórum de criação de novas estratégias pedagógicas a fim de melhor interagir com os(as) estudantes das diferentes gerações;
- o acesso e a permanência nos cursos dos Institutos Federais e Universidades Públicas não seja apenas daqueles(as) oriundos das instituições privadas.
Enfim, Bravo!!! Bravo!!! Bravo!!!!
E neste percurso de formação, relembramos que ainda há algumas vagas para Oficinas Mooc - com a presença do(a) Professor(a) Mediador(a) ofertadas pelo Polo UAB Vitória. Cada oficina terá a duração de 2h e a Certificação do Ifes.
Confira e garanta a sua vaga já: http://polouabvitoria.blogspot.com/
Segue a programação da semana 11/10 a 15/10:
EDITAL
Inscrições até 15/10Acesse: https://cutt.ly/wE0BBDk
CURSOS
Equipe Polo UAB Vitóri@